Muito além da Terra vista do espaço

Atualizado: 4 de Jun de 2019

Reflexões Imagéticas, por Mark Greathouse!


A fotografia frequentemente nos mostra coisas que o olho humano não consegue ver. Existem eventos e cenas que estão além de nossa capacidade, “coisas que são muito grandes ou pequenas; mudanças que são muito rápidas ou muito lentas; fenômenos ou eventos que, por uma ou outra razão, estão além das habilidades dos olhos humanos”. A fotografia cria imagens que desafiam nossos preconceitos acerca do universo e nos revelam realidades que frequentemente passam despercebidas.


A revista LIFE cita a foto Earthrise, feita pelo astronauta William Anders durante a missão Apollo em 1968, como uma das “fotos ambientais mais influentes já tiradas”. A foto, que retrata o planeta Terra surgindo no horizonte da Lua, inspirou a contemplação de muitas pessoas, percebendo nossa fragilidade em meio ao vasto universo.


Diante dessa imagem, de repente, os seres humanos tinham um planeta para cuidar. A foto da Terra inteira vista do espaço ajudou a gerar novos comportamentos – dentre eles, o início do movimento ambientalista e a ideia de globalização e de políticas globais.



Foto: William Anders

28 visualizações

@2019 por Mark Greathouse

©Todas as fotos são de autoria dos professores da Ansel