HSL / Lightroom - Ferramenta poderosa para o controle das cores da imagem na edição

Dentre os painéis no módulo revelação (develop) do Lightroom um dos mais importantes de se trabalhar é o HSL. Entenda como funciona e como é uma ferramenta poderosa para você controlar os aspectos da cor na sua imagem



O painel HSL é uma ferramenta extremamente poderosa para o controle da cor na edição dentro do Lr. E não somente para fotos “coloridas”: na edição dos seus p&b o HSL é o maior aliado para se chegar a aquele preto e branco perfeito (preto e branco criado só apertando a tecla V, sem editar mais nenhum detalhe é preguiça, e os preguiçosos não herdarão o reino dos céus rsrs).


Explicando a sigla: H = HUE (no inglês matiz); S = Saturation (no inglês saturação);

L = Luminance (no inglês luminância). Ou seja: o Lightroom te entrega uma ferramenta em que te dá controle sobre 3 parâmetros de cor na imagem, permitindo assim um ajuste bem equilibrado das cores.


COMO CADA PARÂMETRO INFLUENCIA AS CORES DA IMAGEM NO TRATAMENTO

Matiz (HUE)

A matiz define a cor do tom, ou seja, é a característica que faz a cor ser um amarelo ou um verde. Ajustando esse parâmetro você faz literalmente isso: altera a cor.

Observe que o Lightroom já te dá indicações de qual aspecto a cor ajustada no momento vai adquirir ao se fazer a alteração (veja no exemplo abaixo).


Saturação (Saturation)

A saturação define o grau de pureza da cor, ou sua intensidade. Ajustando esse parâmetro a cor fica mais intensa (observe isso ajustando o azul em céu) ou menos saturada, mais próxima do cinza.


Luminância (Luminance)

A luminância controla a cor em termos de claros e escuros. Para entender isso melhor, pense que é como adicionar preto ou branco a uma cor, mudando assim, seu grau de luminosidade. Vale ressaltar mais uma que o Lr traz “pistas visuais” de como a cor será afetada por algum ajuste feito no HSL, e isso ajuda demais na hora de realizar o tratamento.

Imagem com luminância do canal azul ajustada


PRETO e BRANCO

Imagem convertida em preto e branco - O HSL vira "mistura de preto e branco"

Quando for transformar uma foto em preto e branco no Lightroom, lembre-se que a maneira certa de se fazer é usando o atalho “V”, ou no painel básico clicando em “preto e branco” (usuários inexperientes tendem a utilizar o controle de saturação do painel básico para converter em p&b mas isso anula todos os controles que teríamos no HSL pois, no painel básico, a saturação controla toda a cor do arquivo e sendo zerada é como anular essa informação).


Ao fazer essa transformação em preto e branco o Lightroom converte toda a informação de cor em tons de cinza e o controle (hsl) passa ser “mistura de preto e branco”, em que você vai ajustando os canais de cor disponíveis em termos de luminosidade.

O ideal é que você ajuste os sliders para criar uma separação de tons, dar maior profundidade na imagem e melhor separar os elementos na cena (cores muito diferentes (ou distantes entre si pensando no círculo cromático) quando convertidas em tons de cinza ficam muito similares, por vezes iguais).


É mais que recomendado você ajustar esses parâmetros para criar um preto e branco mais interessante.


Comparação de imagens em preto e branco - imagem a direita com ajustes nos canais azul, amarelo e verde

Aqui vão alguma dicas que podem te ajudar a usar melhor os controles de HSL:


  • Tons de pele se ajustam principalmente no canal Laranja (cada imagem tem sua particularidade, mas em geral, o canal que mais influencia no tratamento da cor de pele é o canal laranja);

ANTES / DEPOIS - Imagem com ajustes apenas no canal laranja
  • Ajustes de vegetação ocorrem tanto no canal verde quanto no canal amarelo, dependendo da imagem

  • Tome cuidado com áreas de transições claro/escuro muito intensas, pois tende a criar um halo branco entre essas áreas e isso prejudica seu tratamento, deixando inclusive um aspecto amador no seu tratamento;

  • Muito cuidado na hora de ajustar o tom de azul do céu, o risco de parecer artificial é bem grande;

  • Lembre-se que o ajuste de white balance (balanço de branco) interfere na percepção final das cores, assim como o split toning (tonalização dividida).


Espero ter ajudado você a entender mais essa que é uma das melhores ferramentas do nosso Lightroom.


Tem alguma dica em relação ao uso do HSL ou outra ferramenta de pós produção? Manda pra gente no psilva@ansel.com.br .


Aproveite e fique de olho lá no nosso instagram @ansel.bh pois postamos conteúdos quase diariamente para você que é um profissional da fotografia ou um apaixonado pela arte de fotografar.


A ANSEL é a mais nova escola de fotografia de BH. Temos cursos para profissionais e amantes da fotografia. Vem bater um papo com a gente.



gif

30 visualizações

@2019 por Mark Greathouse

©Todas as fotos são de autoria dos professores da Ansel